2 de março de 2015

Papo de Astronomia - Novidades em 2015 (2) Sonda Dawn em Ceres




Por
Carlos Frederico March
(Freddy)






O cinturão de asteroides é conhecido desde o século XIX. Os primeiros a serem descobertos foram os maiores, a saber: 1 Ceres (1/1/1801), 2 Palas (28/3/1802), 3 Juno (1/9/1804), 4 Vesta (29/3/1807). O número acrescido antes do nome posiciona o asteroide no tempo com relação à data de sua descoberta, mas os mais populares são denominados frequentemente sem o número.

Durante curto período, supôs-se que Ceres seria o planeta a ocupar um vazio existente entre as órbitas de Marte e Júpiter. De acordo com as teorias vigentes à época e tendo em vista o pouco que se conhecia do sistema solar (só até Urano), não fazia sentido o espaçamento entre ambos. No entanto, mal Ceres foi descoberto, seguiram-se mais 3 astros na mesma região do espaço e logo a comunidade astronômica percebeu que não eram planetas, mas apenas membros de uma classe nova: os asteroides.

Dezenas de milhares seguiram, muitos deles do tamanho de uma casa, apenas. Um ou outro já caiu na Terra recentemente (astronomicamente falando), sendo o mais famoso o de 65 milhões de anos atrás, que provocou a extinção dos dinossauros, espécie animal que dominava nossa superfície. Outro famoso foi em Tunguska, na Sibéria, em 1908.

Referenciando esse tema, fiz post publicado em 09/04/2012 (O medo dos gauleses):
http://www.jorgecarrano.blogspot.com.br/2012/04/papo-de-astronomia-o-medo-dos-gauleses.html

O senso comum é que o que diferencia asteroides de cometas é que os primeiros não se desgastam com as sucessivas passagens próximas ao Sol, enquanto que os últimos tendem a desaparecer de todo com o tempo, consumidos nas passagens e deixando um rastro de partículas e poeira que formam as conhecidas caudas. Na verdade, a diferença teórica é sutil, pois hoje se conhece asteroides que orbitam o sistema solar bem longe e que, se por acaso se aproximassem do Sol, se transformariam em enormes cometas.

Eventualmente já foram mandadas missões para estudar alguns deles. Uma das mais significativas foi a Hayabusa, lançada pela agência espacial japonesa JAXA em 9/5/2003 para pousar e trazer para a Terra uma amostra do pequeno asteroide 25143 Itokawa (0,54 km). Fê-lo com sucesso, pousando no asteroide em novembro/2005, colhendo alguns grãos de poeira de sua superfície e voltando à Terra em 13/06/2010 com as amostras.
 
Asteroide Itokawa (crédito: JAXA, agência espacial japonesa)

Em 27/09/2007 a NASA (agência espacial americana) lançou a sonda Dawn, com o objetivo declarado de estudar os dois maiores integrantes do cinturão: Ceres e Vesta. A Dawn já cumpriu a primeira etapa, tendo orbitado Vesta de julho/2011 a setembro/2012. Este é o mais brilhante de todos os asteroides, apesar de ser apenas o 2º maior em tamanho físico, com um diâmetro máximo de 576km.

Seu formato é bastante estranho, por conta de colisão com algum grande astro no passado. Tem um interior de níquel-ferro (como a Terra) recoberto por um manto de olivina (uma mistura de silicatos de ferro e magnésio) e e a superfície é recoberta por rocha basáltica. Atualmente não existe nenhuma atividade vulcânica, ou seja, nenhuma expectativa de mudança de aspecto de sua superfície.



Ceres é bastante diferente de Vesta, pertencendo a uma classe diferente - asteroides são classificados de acordo com a composição. Tendo em vista seu tamanho e características físicas, Ceres deixou de ser o maior dos asteroides e foi elevado à condição de planeta-anão. Tem cerca de 950km de diâmetro e concentra 1/3 de toda a massa dos demais integrantes do cinturão de asteroides. Os estudos mais recentes apontam para uma composição como no esquema abaixo:

(créditos: Wikipedia, domínio público)


Em 2012 descobriu-se em Ceres a emissão de jatos de vapor d'água, o que parece comprovar a estrutura acima. Esse fato o coloca numa lista à parte: a dos corpos do sistema solar que possuem água em grande proporção em seu interior. Além de Ceres, temos Europa (lua de Júpiter) e Enceladus (lua de Saturno).

Abrindo parêntesis a esse respeito: já nos 2 filmes e 4 livros da série Odisseia no Espaço, de Arthur C. Clarke, a lua Europa foi descrita como berço de outro tipo de vida no nosso sistema, portanto a raça humana deveria dela se manter afastada. No entanto - vida real - já está nos planos da NASA o lançamento de uma sonda para explorar e quem sabe pousar em Europa.

Toda essa curiosidade se deve a que, dentro do atual ponto de vista científico, água é fundamental para a existência de vida. Se houver água e fontes de calor (energia), a chance de haver vida é imensa. A curiosidade humana é tão grande que promove o aporte de bilhões de dólares em pesquisa de vida extraterrestre. Quem somos, de onde viemos, para onde vamos? Questões viscerais...

Voltando ao tema, uma outra característica externa em Ceres que foi descoberta em 2003/4 pelo telescópio Hubble é uma área brilhante em sua superfície, assunto para muitas especulações. A imagem abaixo é bem recente e comprova a existência do(s) ponto(s) branco(s).


Ceres e os pontos brancos (crédito: NASA / JPL)

Qual nossa expectativa para 2015?

Que a sonda Dawn complemente sua missão aproximando-se e orbitando Ceres, como fez em Vesta com sucesso. Espera-se que já agora, em março/2015, tenhamos resposta para essas e outras indagações acerca desse planeta-anão.   

A Dawn  deve permanecer em órbita até julho/2015, data do encerramento oficial da missão.

Nota do editor: a parte 1, está em http://jorgecarrano.blogspot.com.br/2015/03/papo-de-astronomia-novidades-em-2015-1.html

17 comentários:

Jorge Carrano disse...

Se me permite uma blague, caro Freddy, diria que atualmente ando não com os olhos mas com a cabeça no mundo da lua.
Deve ser a idade...

Freddy disse...

Vivemos no mundo (não no Brasil) momentos extraordinários. Neste momento (2/3/2015, a partir das 17:00) eu estou assistindo a um seminário de 52 minutos realizado Há 3 horas pela NASA e o Jet Propulsion Laboratory (JPL) para divulgação do status da missão Dawn a Ceres.

Recebi a convocação para participar pelo Facebook a tempo, mas só acessei agora e estou assistindo a gravação do programa, 3 horas depois de ocorrido.

Depois de cerca de meia hora, abriram para perguntas do auditório e de quem acessasse a palestra por telefone ou mídias, que foram respondidas pelos palestrantes.

Outro mundo (1º), que não é o nosso.
<:o) Freddy

Freddy disse...

Não sei por quanto tempo estará disponível, mas o link é:

http://www.ustream.tv/nasajpl2

Jorge Carrano disse...

Jamais chegaremos a ser "primeiro mundo", Freddy, enquanto o PT, Dilma et caterva tiverem apenas projeto e ambição pelo poder e não para o país.

Matheus Teixeira disse...

Caro Jorge, a algum tempo tenho dado umas olhadas no seu blog. E a publicação que mais me interessou foi a que está intitulada "ex-liceístas". Como sou um liceísta dos atuais tempos e luto pelo retorno da nobreza de nossa instituição, que me parece que o senhor estudou lá, e hoje eu estudo. Gostaria de fazer um contato com o senhor.

Se puder me contacte via e-mail: matheeuss.sousa@gmail.com

Jorge Carrano disse...

Caro Matheus,
Obrigado pelas "olhadas" no blog.
Realmente estudei no Liceu Nilo Peçanha, assim como o Autor deste post, Carlos Frederico March.
Todavia, a pessoa que conheço que poderá dar mais informações a respeito daquela histórica instituição de ensino, que foi referência no antigo Estado do Rio de Janeiro, que tinha a cidade de Niterói como capital, é o meu amigo, hoje juiz aposentado, Carlos Augusto Lopes Filho, que lá fez todos os seus estudos de nível médio (4 anos de ginasial e 3 anos de científico).
Foi muito popular no colégio e mantém até hoje um grupo seleto de ex-alunos que se reúnem vez ou outra.
Além disso escreveu um bom livro sobre o Liceu, relativo ao período em que lá estudou.
A lamentar, por hora, que amanhã ele estará viajando para a Europa e só retornará em meados de abril.
Mas irei alerta-lo sobre seu desejo de contato com ex-liceistas.
Você também poderá acessar o blog dele, que está em https://www.blogger.com/home
Atualmente está publicando uma interessante série sobre a França e muito especialmente Paris. Ele conhece muito bem a cidade e está dando boas dicas.
Sugiro que você deixa lá no blog do Carlos Lopes uma mensagem de igual teor, porque assim ele certamente fará contato assim que possa. E, quem sabe, informa como conseguir um exemplar do livro que escreveu sobre nosso Liceu.
As notícias que tive nos últimos anos são muito tristes. O colégio estaria muito degradado, abandonado e já não oferece o nível de ensino do passado.
Alunos do Liceu não precisavam de cursinhos vestibulares para provas de ingresso nas faculdades. Nem medicina, nem engenharia ou direito.
Você está cursando que série?

Freddy disse...

Apenas para situar leitores liceístas: frequentei o Liceu Nilo Peçanha de 1962 a 1967 (na época: ginásio completo e científico até o 2º ano).
O ensino era de boa qualidade, apesar de já ter alguns senões, como matéria sem professor por algumas semanas...
Por via das dúvidas, saí em 1968 para fazer cursinho preparatório para o vestibular, misto com o 3º científico (chamavam de convênio). Foi no Instituto Gay-Lussac.
Antes que algumas vozes se levantem para dizer que o Liceu preparava muito bem para o vestibular, eu queria passar em engenharia na PUC-RJ e lá "o buraco era mais embaixo"...

<:o) Freddy

Jorge Carrano disse...

O Liceu preparava muito bem para a vida, e não apenas para o vestibular.
Lamento por você, Freddy. mas meus contemporâneos que fizeram vestibular, passaram todos sem cursinhos, porque o corpo docente era muito bom e colégios particulares, como regra geral, não tinham melhores professores.
Não tinha faculdades com buracos acima ou abaixo, era o aluno, com seu empenho, que se qualificava.












Riva disse...

Ihhhhh !!!!

Freddy disse...

Carrano
Sua tentativa de comparar dificuldade para ingresso em faculdade, tendo estudado tipo 10 anos antes de mim, não faz sentido. À medida que o tempo passa o nível de dificuldade muda. Uma faculdade é boa hoje, amanhã fica ruim, e vice-versa. Novas faculdades apareceram, outras desapareceram... Exagerando e falando do presente, hoje se entra por cotas. Faz-se ENEM. Os tempos mudam, as regras e dificuldades também.

Preparar para a vida... Piada falar disso acerca do Liceu. Que mais eu fazia a não ser ir e voltar, estudar em casa às vezes com alguns colegas, mas na maior parte do tempo sozinho? Tinha tempo de conversar com os outros apenas no recreio. Nunca fiquei depois da hora e jamais cheguei perto sequer do grêmio.

Quem me preparou para a vida foi a PUC, que tinha em seu currículo de engenharia matérias como "Psicodinâmica das Relações Humanas na Família", "Questões Especiais de Moral", "Ética Cristã", "Teologia", "Filosofia da Ciência", "Ética Profissional"... Pode ser até que hoje nem seja mais assim, já que os tempos mudam, como disse acima.

Freddy disse...

Chegou!
Notícia da Nasa dá conta de que a Dawn foi "capturada" pela gravidade de Ceres e começará nova etapa da missão, que é orbitá-lo e ficar mandando dados para os laboratórios na Terra.

http://solarsystem.nasa.gov/news/display.cfm?News_ID=48902

Freddy disse...

Mais notícias sobre a exploração do sistema solar pela NASA podem ser obtidas seguindo sua página no facebook:

https://www.facebook.com/nasasolarsystem?fref=nf

Jorge Carrano disse...

Alvíssaras!
Tomara que obtenha e nos envie úteis informações.
Que contribua efetivamente com o avanço do ciência.

Freddy disse...

Como ressaltei no texto, o interesse da humanidade parece ser descobrir se há vida em outros locais além da Terra. Em particular eu acho isso tão óbvio (estendendo o conceito a outras estrelas e galáxias) que nem me impressiono. No entanto impera o espírito de São Tomé: ver pra crer.

No Sistema Solar já descartaram Marte, que era uma hipótese. Ceres, Europa (lua de Júpiter) e Enceladus (lua de Saturno) são boas apostas, pois têm bastante água. Se houver fonte de energia interna disponível, a chance de vida alienígena, mesmo que microbiológica, é grande.

Freddy disse...

Atualização da missão Dawn:
Eu estava estranhando a demora em receber imagens de Ceres, pois afinal a sonda já foi capturada pelo campo gravitacional do planeta-anão.
No entanto, assisti um vídeo da NASA que explica com clareza porque ainda não temos boas novas. Não só eu, toda a comunidade astronômica está ansiosa, mas teremos de esperar até meados de abril. No momento, ela está por trás de Ceres, vendo apenas seu lado escuro.
O vídeo explicativo da trajetória da Dawn está em

https://www.youtube.com/watch?v=dtO9sck13WI&feature=youtu.be

Freddy disse...

A sonda Dawn está tirando fotos já bem nítidas dos famosos pontos brancos de Ceres. A NASA tem divulgado apenas imagens de uma das crateras, a que tem dentro 2 pontos, ambos irregulares. Apesar da nitidez, os cientistas ainda não chegaram a uma conclusão sobre a composição dos mesmos. Teremos de aguardar mais análises, que são dependentes de dados que podem ainda não ter chegado.
Siga a Dawn no Facebook:

https://www.facebook.com/dawn.mission

Jorge Carrano disse...

Obrigado, Freddy, pela atualização.